ORIGENS DO DIA DAS MÃES



 A data teve origem no inicio do século XX, quando uma jovem norte-americana – Annie Jarvis, perdeu sua mãe e entrou em completa depressão. Preocupadas com o sofrimento, algumas amigas tiveram a idéia de perpetuar a memória da mãe de Annie com uma festa. Annie pediu que a homenagem fosse estendida a todas às mães, vivas ou mortas.
Isso foi o estopim para que as mães fossem reconhecidas, o que aconteceu em 1914 nos EUA, com a oficialização do seu Dia, pelo presidente Woodrou Wilson, como sendo o dia 9 de maio.
Ressalte-se que a mais antiga comemoração dos dias das mães é mitológica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Reia, a mãe dos deuses.
A Inglaterra deu ênfase as comemorações alusivas às mães, no início do século XVII, quando começou a dedicar o quarto domingo da Quaresma. Nesse dia, as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães. Era chamado de "Mothering Day", fato que deu origem ao "mothering cake", um bolo para as mães que tornaria o dia ainda mais festivo.
No Brasil, essa data, hoje tão marcante, foi oficializada pelo então presidente Getulio Vargas, em 1932. Já em 1947, reconhecendo a importância da efígie da mãe, a Igreja Católica determinou que a data fizesse parte também do seu calendário oficial.
Já em Portugal, o Dia das Mães é celebrado no primeiro domingo de Maio, embora durante muitos anos tivesse sido comemorado no dia 8 de Dezembro, dia da Nossa Senhora da Conceição. E, em Israel, por exemplo, a data deixou de ser celebrada, passando a existir o Dia da Família em Fevereiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário